sexta-feira, 4 de junho de 2010

ADMINISTRAÇÃO INFORMATIZADA, UM DESAFIO A VELHOS CONCEITOS

A informática hoje, sem dúvida, é um meio de eficientizar a máquina administrativa, financeira, comercial e de materiais de uma empresa, seja ela de qual porte for. Grandes administradores do passado próximo, entretanto, sentem uma dificuldade maior do que a que seria de se esperar, em razão de uma formação tradicional, que não incorporava sistemas de microinformática - no máximo aceitavam as informações vindas do CPD da empresa, sempre mainframes e operados por pessoal altamente qualificado.

No início do século XXI, administradores de 60 anos ou mais, sentem-se desconfortáveis quando deparam com jovens talentos de vinte e poucos anos, ou "experientes" programadores, analistas de sistemas e webmasters / webdesigners na faixa dos trinta e pouco, quarenta anos. Hoje eles são a "alma" da empresa. Cientes disso, porém com certa desconfiança, vão aos poucos abrindo espaço à "garotada" que assume com tranqüilidade e equilíbrio os desafios do dia a dia.

É compreensível que um administrador de longa data, com grandes jornadas, experiência de sobra e qualificação de alto nível, tenha dificuldade em entender os pormenores da complexidade da informatização de sua empresa baseada apenas na microinformática e em terminais inteligentes. São equipamentos de diversas categorias e preços, laptops, impressoras de todo o tipo, de baixa, média ou alta resolução. Quais utilizar? E os softwares? São tantas opções, em quem confiar? Comprar pacotes prontos, contratar uma empresa de confiança (softerhouse)? Ou criar uma equipe própria, qualificada, que irá dedicar-se integralmente ao grupo? Isto incorrerá em custos, em treinamento, em salários mais elevados. Qual o custo x benefício disso tudo? E a opção de contratar uma empresa de consultoria especializada? Não irão sub ou superdimensionar as suas necessidades? Para uma avaliação perfeita, você terá que "abrir do jogo" dos planos da sua empresa. E se isso chegar a um concorrente ou a quem que não deveria? Que dilema...

Realmente os rumos e as variáveis são enormes. Mas os meus 17 anos de informática, de cursos e mais cursos, no Brasil e no exterior, de novidades recentes como a internet, me dão uma pista segura disso tudo. Para iniciar uma grande mudança na empresa, que implicará em custos mas também irá gerar eficiência para disputar o mercado em igualdade de condições com modernas empresas e multinacionais, sugiro sempre: contrate "O HOMEM", aquele que será o braço direito da administração, o que será muito bem remunerado e o que irá fazer o planejamento global, passo a passo, quando, o que e como fazer. A partir daí, você pode ter a certeza de estar dando o primeiro passo de forma correta e equilibrada. Agora tenha em mente, que "O HOMEM" deve ser alguém experiente, porém jovem, maduro, porém com a credibilidade necessária e com espaço para pensar, criar e definir metas e prioridades, afinal de contas ele ditará os rumos internos e organizacionais da empresa e isto será, sem sombra de dúvida, de vital importância no crescimento sustentado da empresa. Aqui, o sustentado com significado de "informatizado, otimizado, eficientizado, equilibrado, moderno". Felizmente ou infelizmente (?) a informatização será o coração de sua empresa e a alma de seus negócios.

http://www.portalbrasil.net/administracao_colunas_112002.htm

Willian Ax

Nenhum comentário:

Postar um comentário